Header Ads Widget

header ads

Crónica da actualidade

Conceito de Crónica

 
Crónica é um texto em que o autor faz uma reflexão ou um comentário sobre algum facto, pessoa ou circunstância que provocou no autor, a necessidade de refletir. A Crónica, contém marcas do modo de pensar e de ver o mundo do autor.
 A linguagem tende para o literário, com vocabulário cuidado e frases elaboradas. Caracteriza-se pela expressividade e subjectividade próprias do autor, a fim de provocar o conhecimento do leitor.

Crónica da Actualidade

Como texto jornalístico, a crónica da actualidade, não deixando de se assumir como um texto que faz uma crítica social, é um texto que toma como referência o presente, o quotidiano das populações, e não o passado, como faziam os primeiros cronistas. Portanto, a crónica da actualidade assenta num facto real que é, muitas vezes, tomado como pretexto para a sua elaboração. Tem em vista a tomada de uma atitude futura, ou seja, exige a prática de uma acção futura. Na crónica, predomina, por isso, a função apelativa.


Características discursivas e linguísticas da crônica

Quanto à linguagem, o cronista expressa as suas emoções. Portanto, há predominância de marcas da primeira pessoa gramatical e ou de outras marcas linguísticas com valor emotivo como por exemplo:
exclamações, interrogações e interjeições.

Geralmente, a crónica apresenta uma linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária. Isso contribui, também, para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta-voz daquele que lê.


Funções de linguagem

  • Função informativa
Esta função está presente sempre que o emissor se limita a informar o receptor sobre qualquer realidade ou facto.
  • Função expressiva ou emotiva 
 É centrada no emissor. O emissor exprime directamente uma emoção que tende a reflectir-se naquele a quem se dirige. Na função emotiva, a messagem transmitida está carregada de emoção. 
  • Função apelativa 
 É centrada no receptor. O emissor procura agir sobre o receptor, influenciá-lo, convencê-lo, a adoptar uma determinada atitude. 
  •  Função meta-linguística
Associada ao código. Exprime um conceito adequado à caracterização científica da linguagem verbal.

Tipos de Crónicas

Quanto à temática, a crónica pode ser:

  1. Crónica Descritiva, quando explora a caracterização de seres;
  2. Crônica Narrativa, quando o texto está comprometido com a narração de factos do quotidiano (factos banais ou comuns);
  3. Crônica Narrativo-descritiva, quando explora a caracterização de seres descrevendo-os e, ao mesmo tempo, mostrando factos do quotidiano;
  4. Crónica Dissertativa, quando apresenta uma opinião explícita, com argumentos mais sentimentalistas do que racionais;
  5. Crónica lírica ou poética, caraterizada pela utilização de uma linguagem poética e figurada, essencialmente metafórica;
  6. Crónica metalinguística, quando faz uma abordagem relativa ao próprio acto de escrever;
  7. Crónica reflexiva, quando é dominada por temas de índole política, religiosa e cultural, sobre as quais o cronista apresenta uma reflexão filosófica.

Enviar um comentário

0 Comentários