Os organelos celulares são pequenos órgãos ou estruturas que realizam as actividades essenciais a célula, são elas compostas pelas membranas internas, possuindo forma e funções diferentes. São presentes em células eucariotas.
Parede celular
Membrana rígida constituída por fibrilas de celulose que atravessam a matriz de outros polissacarídeos, os hemiceluloses e substâncias pécticas.
Função: proteção das células; Serve como uma das vias para o movimento de água e sais minerais.
Membrana celular ou plasmática
É uma película muito fina, delicada e elástica, que envolve o conteúdo da célula. A membrana celular, tem capacidade de selecionar as substâncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da célula ( apresenta uma membrana semi-permeável).
Função: permite a inter-relação entre o meio intra e extracelular, regulando todas as trocas de substâncias;
protege a célula e recebe informações.
Citoplasma
O citoplasma é, geralmente, a maior opção da célula. Compreende o material presente na região entre a membrana plasmática e o núcleo. É no citoplasma, onde estão alojados os restantes organelos celulares, e onde ocorre a maior parte das reações químicas.
Ele é constituído por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham
funções vitais diversas, como digestão, respiração, excreção e circulação. A substância mais abundante no hialoplasma é a água.
Função: aloja os restantes organelos celulares; é nela, onde ocorre a maior parte das reações químicas.
Núcleo
Está presente nas células eucariotas. "O núcleo é a maior estrutura da célula animal e abriga os cromossomos". Cada cromossomo contém vários genes, o material genético que comanda as atividades celulares. Por isso, o núcleo é o portador dos fatores hereditários (transmitidos de pais para filhos) e o regulador das atividades metabólicas da célula. É o "centro vital" da célula". É constituído pelos seguintes elementos:
-
Nucleoplasma ou Cariolinfa
O nucleoplasma ou cariolinfa é uma massa semi-líquida que preenche o espaço interno do núcleo.
-
Cromatina
É uma região molecular de ADN, mais activa em que os genes estão orientados a síntese de ARN e proteínas. A cromática é constituída por ADN e proteínas, que quando observados ao microscópio eletrônico apresenta dois tipos de básicos:
- Heterocromatina: porção menos activa e bem visível, forma oa cromossomos no processo da divisão celular.
- Eurocromatina: porção menos condensada, portanto menos visível.
-
Nucléolos
O núcleo constituído por proteínas e ARNR (ribossômico), sua função é de sintetizar os ribossomos. É considerado, o centro de controle da célula, é ele que comanda o funcionamento da mesma (célula).
Função do núcleo: O ADN nuclear controla o conjunto das actividades celulares.
Plastídeos (plastos)
Nas células vegetais, existem organelos celulares designados por plastídeos. Estes organelos presentam forma e tamanho variado nos diferentes tipos de organismos.
Os plastideos, dependendo da função e dos pigmentos que apresentam, podem ser classificados em:
- cromoplastos
Os cromoplastos são plastídeos ou plastos coloridos. Dependendo da cor do pigmento, os cromoplastos podem ser classificados em:- Xantoplastos: são plastos com grande quantidade de pigmentos carotenóides de cor amarela. Exemplo: o amarelo do milho.
- Eritroplastos: são plastos com grande quantidade de pigmentos carotenóides de cor vermelha. Exemplo: o vermelho do tomate.
- leucoplastos: são plastos incolores, com função de armazenar reservas de alimentos.
-
Cloroplasto
- Xantoplastos: são plastos com grande quantidade de pigmentos carotenóides de cor amarela. Exemplo: o amarelo do milho.
- Eritroplastos: são plastos com grande quantidade de pigmentos carotenóides de cor vermelha. Exemplo: o vermelho do tomate.
Os cloroplastos são mais frequentes nas células vegetais. São órgãos de forma ovóide ou lenticular, possui uma membrana dupla (interna e externa). A membrana externa é lisa e contínua. A membrana interna apresenta dobras dispostas paralelamente como se fossem lâminas.
O cloroplasto é constituido por membranas pequenas, denominadas tilacoides, que se organizam formando o granum. Dentro dos tilacoides, encontram-se clorofilas e outros pigmentos fotossínteticos que captam a luz.
O espaço interno dos cloroplastos é preenchido por um líquido denominado estroma ou matriz do cloroplasto, que por sua vez contém ADN (desorrrribonucleicos), enzimas e ribossomos.
Função: Tem a função de realizar a fotossintese (a conversão da energia luminosa em Química, ou ainda transformação de substâncias orgânicas em inorgânicas).
Mitocôndrias
As mitocôndrias são organelos celulares relacionadas a produção de energia (ATP), estão presentes em células animais e vegetais. Apresentam dupla membrana lipoproteica, em que a membrana interna é lisa e contínua, e a externa apresenta pregas, formando deste modo as cristas mitocôndriais. Entre as pregas, encontra-se uma substância amorfa, denominada matriz mitocondrial.
Devido a presença dos ribossomos e ácidos nucleicos na matriz, as mitocôndrias têm a capacidade de produzir suas próprias proteínas e apresentar capacidade de auto-duplicação.
No interior das mitocôndrias, ocorre a oxidação final das moléculas orgânicas obtidas dos alimentos ingeridos, com libertação de energia, na presença de O2.
A equação abaixo resume o processo da respiração celular (é o processo de produção de energia):
glicose + gás oxigênio ---> gás carbônico + água + energia
6CO2 + 6H2O ➡ C6H12O6 + 6O2 +38ATP.
Função: produção de energia durante a respiração celular. "Respiração celular é o processo de produção de energia.
Reticulo endoplasmatico
O Reticulo endoplasmatico pode ser liso e rugoso. O interior do Reticulo endoplasmatico é designado Lúmen.
- Reticulo endoplasmatico Liso: é responsável pela síntese (produção) de lipídios (gorduras).
- Reticulo endoplasmatico rugoso: é responsável pela síntese (produção) e transporte de proteínas. Contudo, a produção de proteínas é realizada por glândulas que estão aderidos a ele denominados ribossomos.
Complexo de golgi (aparelho de golgi)
São um conjunto de bolsas achatadas e empilhadas umas sobre a outra. É a organela celular que armazena parte das proteínas produzidas numa célula, entre outras funções.
Essas proteínas poderão então ser usadas posteriormente pelo organismo.
Função: armazenar substâncias produzidas pela célula e encaminha essas substâncias para fora da mesma; Faz parte da composição do cromossomos (cabeça e espermatozóide). O complexo de golgi presente nas células do cromossomas contém enzimas digestivas que irão perfurar a membrana do óvulo, permitindo a fecundação;
A vesículas eliminadas das bordas do complexo de golgi dão origem aos lisossomos (pequenas bolsas cheias de enzimas).
Ribossomos
São organelos que possuem em sua composição o ARNr (ARN ribossomico) e proteínas. São encontrados livres pelo citoplasma ou mesmo aderidos às membranas do Reticulo endoplasmatico rugoso.
Função: São responsáveis pela síntese (produção) de proteínas.
Vacúolos
São organelos no citoplasma, delimitados por membrana protéica. Distinguem-se três tipos de vácuolos:
- Vacúolo digestivo;
- Vacúolo vegetal;
- Vacúolo contrateis ou pulsáteis.
Função: Armazenam substâncias numerosas e nutrientes.
Centriolos
Os centríolos são estruturas cilíndricas formadas por microtúbulos (tubos microscópicos). São presentes na grande maioria dos seres eucariontes e ausentes nos angiospermas e gimnospermas. Essas organelas participam da divisão celular, "orientando" o deslocamento dos cromossomos durante esse processo. Geralmente cada célula apresenta um par de centríolos dispostos perpendicularmente.
Função: originam cílios (os cílios são curtos e numerosos) e flagelos (os flagelos são longos e em pequeno número).
0 Comentários