Os sinais de pontuação são variados e usados de acordo com o que se pretende transmitir, o modo como se pretende fazê-lo e as sensações que se pretende provocar no leitor ou ouvinte.
Em suma, a pontuação mostra-nos como devemos ler e compreender um texto.
- ( . ) Ponto final: serve para assinalar o fim de uma frase; exprime uma pausa prolongada.
Exemplo: O professor ajuda-nos quando temos alguma dificuldade.
- ( , ) Vírgula: exprime uma pausa curta na leitura.
Exemplo: Se uma palavra tem duas sílabas, chama-se dissílaba ou palavra dissilábica.
- ( ; ) Ponto e vírgula: é usado em vez da vírgula, quando duas ou mais orações subordinadas dependem da oração subordinante.
Exemplo:
a) Nome próprio;
b) Nome comum;
c) Nome concreto.
- ( : ) Dois pontos: é usado para introduzir, por exemplo, o discurso directo, uma enumeração, etc.
- ( ? ) Ponto de interrogação: é utilizado para fazer ou assinalar uma pergunta.
Exemplo: Olá, como vai?
- ( ! ) Ponto de exclamação: é utilizado nas frares exclamativas e para mostrar o que sentimos (alegria, surpresa, etc).
Exemplo: Que bom que tu vieste!
- ( - ) Travessão: o travessão é utilizado no discurso directo quer para introduzir as falas, quer para as separar do discurso indirecto.
Exemplo: - Me perdoe a pressa.
- Ah, não tem de quê!
- ( … ) Reticências: as reticências, exprimem um raciocínio que não foi concluído, indicando hesitação, dúvida, ironia, etc.
Exemplo: Eu também tenho algo a dizer, mas me foge a lembrança…
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