Header Ads Widget

header ads

Métodos naturais de controlo de pragas e doenças

 Métodos naturais de controlo de pragas e doenças

Nos últimos anos à um crescente reconhecimento dos benefícios do uso de agro-químicos, redução do uso químico a favor de métodos mais naturais de controlo de pragas e doenças das plantas. Isto ocorre devido à: 


a) Apesar da utilização de pesticidas, o n° de pragas está a crescer; 

b) Alguns pesticidas eliminam os inimigos naturais das pragas;

c) Desenvolvimento de resistência ao pesticida por parte de algumas pragas;

d) O perigo que os pesticidas representam para a saúde humana. Muitas pessoas e cursos de água são contaminados por pesticidas;

e) O efeito nefasto dos pesticidas contra a fauna e flora benéfica do solo.


Vantagens do uso de métodos naturais de controlo de pragas e doenças

- O uso de métodos naturais de controlo de pragas e doenças é eficaz, pois é barato (recorre-se a natureza, para proteger as suas culturas), proporciona prazer ao preparar os diferentes produtos provindos da natureza.


Principais métodos de controlo de pragas e doenças

a) Manutenção da fertilidade do solo

 Um solo livre de doenças e por sua vez fertil, produz plantas saudáveis que resistem a doenças. A prática do mulching do solo ajuda a prevenir pragas e infestantes para além de, a medida que se vai decompondo, adiciona fertilidade ao solo. 

b) Provisão de hábitats para predadores: partindo do pressuposto que, todo animal tem outro do qual pode se alimentar, pode  se aproveitar esta vaantagem, para controlar as pragas, criando condições de vida favoráveis a aqueles predadores que se alimentam de pragas. Para o efeito, promova:

O crescimento de vegetação natural nos campos que não estão em uso que sirva de  hospedeira de pássaros e outros animais que se alimentam de pragas;

Bandas de árvore de sombra à volta dos campos agricultados que sirvam de quebraventos, lenha e sombra para insectos predadores;

Plantar fruteiras e gramíneas nas curvas de nível dos campos para reduzir a evaporação e encorajar os pássaros e outros insectos predadores a entrarem nos campos.

Rotação de culturas

Num campo,  com vista a reduzir  o estabelecimento e desenvolvimento de pragas e doenças, deve-se cultivar diferentes culturas durante pelo menos quantro anos. Veja o exemplo :

Ano 1: Tubérculo (cenoura);

Ano 2: Leguminosa (feijão) ;

Ano 3: Couves (brassica)

Ano 4: Cereal (milho).


Consociacão

Estabelecimento de muitas culturas no mesmo campo e ao mesmo tempo. Para além de controlar pragas, doenças e infestantes, ajuda a reduzir o impacto das perdas de culturas, protege o solo e incorpora matéria orgânica. Algumas combinações mas não únicas, podem incluir as seguintes culturas:

Semear algodão juntamente com feijão nhemba;


Enviar um comentário

0 Comentários